sábado, 8 de março de 2014

Orientação - O desporto da floresta

Há uns tempos publiquei este post no blog onde afirmava que a minha casa foi rebentada porque tinha havido uma inundação e nós tivemos de ir dormir para um ginásio e cozinhar na rua.

Mentirinha. Era uma brincadeira. Mas foi engraçado ouvir a minha irmã telefonar cá para casa preocupada para saber se estava tudo bem connosco.


Aquelas fotos foram tiradas numa prova de orientação. Em Janeiro de 2013 decidi experimentar este desporto estranho e a coisa agradou-me. Não sou fã de desporto, mas este puxou-me o interesse porque requer pensar e é quase como um jogo. Mas o que é realmente isto?



Um monte de pessoal vai para a floresta num sítio onde não conhece nada e apenas lhes é dado um mapa e bússola (a bússola não é obrigatório). Apenas servindo-se do mapa, o objectivo é encontrar diversos pontos onde está uma estação (basicamente é um pau espetado na terra) e chegar à meta no menor tempo possível. E não nos podemos esquecer de nenhum ponto, senão....desqualificação.



Onde entram as fotos do outro post? Pois bem, se nós queremos fazer orientação em sítios que ainda não conhecemos temos de ir a outras florestas. Portanto, costumamos viajar por todo o país para ir a diversas provas nos fins-de-semana. Como tal, o pessoal dorme todo encafuado num ginásio em sacos-cama, tipo ciganos, e cozinha na rua e come na rua e lava-se tudo ao molho. É uma festa.

Estou inscrito num clube chamado CPOC e neste Carnaval o clube organizou aquela que é a maior prova de orientação de Portugal. Assim, estive uma semana em Gouveia a ajudar na organização do evento como voluntário.



Qual foi a minha função? Guardar o Solo Duro (o ginásio onde o pessoal dorme). Porque se chama Solo Duro? Porque dormimos no solo....que é duro......e que dá umas dores de costas pela manhã ao acordar. Mas nada de mais.
Estive também a projectar imagens de GPS numa tela entre outras coisas.

Overall, foi divertido. É sempre. A principal razão porque faço Orientação é porque quero conhecer pessoas novas ao mesmo tempo que viajo pelo nosso país....e também pelo desporto em si (isso é o menos). Quero experiências novas, é isso. 
Venham experimentar a orientação.

5 comentários:

  1. afinal era uma brincadeira? ahah pensei mesmo qe fosse real a situação.
    por acaso no fim de semana passado ouve uma prova de orientação internacional no meu conselho.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Sou assim tão credível? Ha ha!
      Se moras em Gouveia....era a mesma prova.

      Eliminar
    2. r: ainda bem que gostaste. para o ano avisas e vens fazer uma visita aqui a mim :P
      antigas mas fizeram o furor e trouxeram muita animação eheh

      Eliminar
  2. és, ahah
    sim sou de gouveia, e já vi que estiveste por cá. e gostas-te?

    ResponderEliminar
  3. Isto pode parecer estúpido, mas se eu fizesse orientação o mais certo era desorientar-me :P

    Mas é um bom desporto para quem quer conhecer novos sítios, apreciar a natureza e, claro, experimentar coisas novas.

    ResponderEliminar